Entomologia - coleta de insetos!






Coletar,  montar e preservar insetos é uma excelente maneira de aprender sobre eles. É ainda uma atividade que pode se transformar num interessante hobbie. Porém temos que ter responsabilidade. Coletar responsavelmente significa coletar apenas o que for necessário, evitar ou minimizar a destruição do habitat e tornar os espécimes tão úteis quanto possível para todos os pesquisadores, fornecendo etiquetas com dados de coleta detalhados.


O equipamento mais simples e barato é sua própria mão. Mas nem todos os insetos são coletados com as mãos, é preciso outros tipos de equipamentos:


  

REDE ENTOMOLÓGICAtambém conhecida como puçá, consiste de um aro (aço inoxidável ou arame forte), preso a um cabo de madeira ou , que sustenta um saco de pano leve . Sua forma é a de um coador com fundo arredondado, tendo aproximadamente 40 cm de boca e 60 cm de profundidade. É utilizada para a captura de insetos em voo, como por exemplo, borboletas,mariposas, moscas, vespas, abelhas, libélulas, cigarras e outros. 





ARMADILHA LUMINOSA: usada para a coleta de insetos noturnos. Existem vários modelos de armadilhas luminosas. A lâmpada deve ser de luz negra, incandescente ou fluorescente (códigos BL ou BLB). Uma variação da armadilha luminosa é a coleta no pano. Coletar insetos sob as lâmpadas da iluminação pública ou na iluminação externa das residências ou outros edifícios também é um método que acaba rendendo bons exemplares. De forma geral, as lâmpadas isoladas, situadas longe das grandes concentrações urbanas de luz produzem os melhores resultados.



 


BANDEJA D'ÁGUA: de fácil construção e emprego, a bandeja d'água consiste de uma fôrma de bolo cujo fundo foi pintado com uma coloração atrativa qualquer, como o branco, amarelo, verde, etc. A tonalidade da cor pode fazer toda a diferença no sucesso da coleta. A fôrma deve ser colocada no solo e ficar cheia de água à qual se acrescentam algumas poucas gotas de detergente, que serve para facilitar o afundamento dos insetos que nela caírem. Os insetos capturados não devem ser deixados na água por muito tempo para que não estraguem.


 

ASPIRADOR : é empregado na captura de insetos pequenos e delicados, como formigas, moscas brancas, pulgões, vespinhas etc. Existem muitos tipos de aspiradores, alguns sendo até bastante sofisticados. Um dos mais simples consiste de um recipiente cilíndrico de vidro ou plástico cuja tampa, de borracha ou cortiça, é vazada por dois tubos flexíveis; por um deles, de extremidade protegida por uma pequena tela, o coletor aspira com a boca, e pelo outro os insetos são admitidos ao interior do frasco de coleta.

  
ARMADILHA DE MALAISE: esse tipo de armadilha é construído com tela de material sintético e lembra uma barraca de camping. No alto da armação existe uma gaiola que recebe os insetos coletados. É ótima para coletar moscas, abelhas e outros insetos que têm o hábito de subir quando aprisionados.


  

FRASCO CAÇA-MOSCAS: consiste de uma garrafa de tamanho médio com tampa rosqueável; ao redor da garrafa são feitos furos cuja entrada é em forma de funil, com tamanho suficiente para a entrada de moscas das frutas (família Tephritidae). No fundo da garrafa coloca-se suco de frutas ou proteína hidrolisada de milho. A fermentação da isca atrai as moscas, que conseguem entrar mas não sair da garrafa. Essa técnica é usada como forma de controle de moscas-das-frutas em pomares.



Essas e outras técnicas de coleta de insetos você pode encontrar nesse manual: Manual simplificado de coleta de insetos e formação de insetário.

0 comentários:

Postar um comentário